CHAMADA PARA ANTOLOGIA: Carolina Maria de Jesus

10 de dezembro de 2021 / Comentários desativados em CHAMADA PARA ANTOLOGIA: Carolina Maria de Jesus

Chamadas

PRAZO PARA SUBMISSÃO: ABERTA até 30/01/2022

Convidamos interessadas e interessados a enviarem contribuições à antologia de ensaios críticos voltados à análise da obra de Carolina Maria de Jesus a ser lançada pelas Edições Carolina em setembro de 2022.

Sessenta anos depois da publicação do primeiro livro de Carolina Maria de Jesus, Quarto de Despejo, nota-se um crescente interesse pela obra da escritora, com destaque para títulos e textos pouco conhecidos pelo público brasileiro. Estudos recentes sobre os manuscritos deixados pela autora evidenciam o farto material ainda a ser publicado que, em conjunto com a produção literária já conhecida, tensionam a crítica a fomentar novas possibilidades de leituras e entendimentos sobre a obra, sinalizando, inclusive, alguns dos limites do cânone literário. Portanto, essa antologia busca reunir novas abordagens sobre a obra de Carolina Maria de Jesus que acrescentem a seu caráter contestatório outras camadas de análises capazes de dar conta dessa multiplicidade.

Para isso, convidamos pesquisadoras e pesquisadores de todas as áreas das Humanidades a submeterem seus artigos para avaliação até o dia 30/01/2022. Daremos prioridade a textos oriundos de dissertações e teses defendidas recentemente, entre 2016 e 2021, porém inéditos em forma de artigo. Comparações entre qualquer livro da autora e obras de outros escritores são bem-vindas. Textos em co-autoria podem ser submetidos.

Os artigos devem ter extensão entre 15 e 25 páginas. Para mais informações e envio de contribuições, escrevam para: antologiacriticacmj@gmail.com

Não haverá qualquer custo ou pagamento para as autoras e os autores, cujos textos serão escolhidos por meio de avaliação entre pares, que apenas devem ceder os direitos de seus textos para as Edições Carolina. Lembramos que todos os nossos livros são oferecidos por preço simbólico, exclusivamente em formato digital, pela Amazon.

Conheça o catálogo das Edições Carolina aqui: https://www.gelbc.com/edicoescarolina.

Organizadoras do e-book: Maria Clara Machado e Marina Farias, pesquisadoras vinculadas à Universidade de Brasília e ao Grupo de estudos em literatura contemporânea da UnB.

Orientações de formatação discponíveis nos anexos abaixo:

Chamada_redes

Orientação antologia CarolinaMariadeJesus (1)