O IV Simpósio de Literatura Latino-americana contemporânea: tensões, imaginários e intersecções (IV SILLAC) é organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Campus Itaquaquecetuba, em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e a Universidade de Pernambuco (UPE). O evento terá como anfitriã a Universidade de Pernambuco (UPE) e ocorrerá de maneira remota entre os dias 09 e 11 de setembro de 2025.
Em sua quarta edição, o SILLAC tem como objetivo promover o diálogo e o intercâmbio de experiências entre pesquisadore(a)s brasileiro(a)s e estrangeiro(a)s, que se dedicam aos estudos da literatura latino-americana contemporânea, entendida como a produção literária realizada a partir de 1970.
As inscrições para as apresentações vão até 15/07/2024. Podem apresentar nas sessões de comunicação graduandos, graduados, mestrandos, mestres, doutorandos e doutores.
Para esta edição, serão aceitos trabalhos que estejam alinhados a algum dos eixos temáticos do evento:
a) Violência na literatura latino-americana contemporânea;
b) Insólito ficcional na literatura latino-americana contemporânea;
c) Escrita de mulheres latino-americanas contemporâneas;
d) Imaginários e deslocamentos na América Latina;
e) Crítica literária latino-americana contemporânea;
f) Literatura latino-americana contemporânea e outras artes;
g) Literatura latino-americana contemporânea na sala de aula;
h) Escritas de si e da intimidade na literatura latino-americana contemporânea;
i) Literaturas infantil e juvenil latino-americanas contemporâneas;
j) Literatura latino-americana contemporânea comparada.
Nesta edição, para a mesa de abertura, contaremos com a presença da escritora Micheliny Verunschk, vencedora dos Prêmio Portugal Telecom de Literatura, do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Jabuti e do Prêmio Biblioteca Nacional em diferentes categorias. Autora dos livros O som do rugido da onça (2021) e Caminhando com os mortos (2023).
Já para a mesa de encerramento, contaremos com a participação da também escritora Cinthia Kriemler, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura e semifinalista do Prêmio Oceanos. Autora dos livros Tudo que morde pede socorro (2019) e Viúvas de sal (2023).
Também teremos a oferta de dois minicursos: um ministrado pelo professor e escritor Cristhiano Aguiar (Mackenzie) e outro pelo professor Andrés Laguna (Universidad Privada Boliviana – UPB). Os links de inscrição para estas atividades estarão disponíveis em breve no site do evento.
Haverá certificado para os participantes do evento previamente inscritos e publicação dos trabalhos completos apresentados nos Anais do Evento.
A segunda circular encontra-se anexa a este e-mail com os links de inscrição para submissão de trabalhos e para ouvintes.
Link para o site do evento: https://itq.ifsp.edu.br/index.php/component/content/article/8-assuntos/2572-sillac#2025-3