
Em 2025, a 73ª Semana Monteiro Lobato, intitulada “Monteiro Lobato (re)considerações”, contará com uma programação diversificada, incluindo atividades culturais, conferências, palestras, oficinas pedagógicas e exposições artísticas. O foco central será a reavaliação da obra de Monteiro Lobato no contexto atual, com destaque para a responsabilidade de sua cidade natal, Taubaté, no interior de São Paulo. Como membro da comissão organizadora, a Universidade de Taubaté (Unitau) realizará conferências gerais e científicas que abordarão tanto a relevância nacional da obra quanto suas implicações locais.
No dia 14 de abril, a conferência de abertura será ministrada pela professora Dra. Marisa Lajolo (Mackenzie), intitulada “Os muitos Monteiros e os vários Lobatos”. As palestras “Eugenismo, cultura e ciência: o contexto brasileiro”, da professora Dra. Ana Maria Alfonso Goldfarb, e “Lobato e a eugenia”, do professor Dr. José Wellington de Souza (Unitau) acontecem no dia 16 de abril. A cerimônia de premiação do concurso literário ocorrerá no dia 17 de abril, seguida pela conferência do professor Dr. José Carlos Sebe Bom Meihy (USP) “Monteiro Lobato e Mazzaropi: Dois caipiras”.
Ao longo da semana, professores e alunos do programa de mestrado em Linguística Aplicada da universidade irão promover oficinas de formação docente sobre diversas obras, infantis e adultas, de Monteiro Lobato. Informações e inscrições estão disponíveis nesse link.