Folder mostra como informar identificadores. A Iniciativa permitirá localizar de forma automática as pessoas e suas produções acadêmicas
A CAPES lançou um folder que orienta sobre como informar Identificadores Persistentes de pessoas, produções e instituições. A atualização desses IDs permitirá encontrar automaticamente autores e suas produções em bases de dados, reduzindo a coleta manual e assegurando maior qualidade da informação.
No caso de pessoas, como professores, pesquisadores e pós-graduandos, os identificadores persistentes incluem o CPF, ID Lattes, ORCID, ID Scopus e ID Web of Science, entre outros. Para instituições, são utilizados o ISNI (International Standard Name Identifier) e o ROR (Research Organization Registry). Para itens bibliográficos, como livros, artigos e periódicos, são considerados o ISBN (International Standard Book Number), o DOI (Digital Object Identifier) e o ISSN (International Standard Serial Number)
Para informar o ID persistente de pessoas, é necessário acessar o espaço “meus dados” no site da CAPES: meusdados.capes.gov.br , entrar na aba “identificadores” e escolher os tipos de ID que vai utilizar no cadastro. Depois de informados, eles apareceram no Observatório da Pós-Graduação na Plataforma Sucupira.
Já a instituição de ensino superior e pesquisa deve conferir se seu ID persistente consta no Observatório da Pós-Graduação. Caso não esteja, o responsável pela IES deve encaminhar e-mail para cadastroies@capes.gov.br .
Para produções, a inserção da informação se dá por meio do “Coleta de Dados” pelo coordenador do programa de pós-graduação.
A disseminação do uso dos identificadores persistentes na comunidade acadêmico-científica contribui de diversas maneiras para o processo de avaliação da pós-graduação stricto sensu no Brasil e para o compartilhamento do conhecimento com a sociedade, além de dar mais visibilidade à produção br
Confira os folders de orientação sobre como informar os identificadores persistentes: documento 1 e documento 2.