Skip to content Skip to footer

CHAMADA DOSSIÊ TEMÁTICO Alfabetização e Letramento – 2023/1

Ementa

A temática alfabetização por si só é diversa, complexa e, não raras vezes, polêmica. Em 2019, com a implementação da Política Nacional de Alfabetização, defendendo exclusivamente a ciência cognitiva da leitura e a neurociência, causou uma reação por parte de pesquisadores do campo, pois mostrou-se um desrespeito em relação ao que vem sendo estudado há mais de 40 anos no Brasil. Desse modo, observou-se um movimento de repúdio por parte de pesquisadores, associações e comunidades científicas no que se refere a essa política e postura de retrocesso no campo. Assim, propõe-se com este dossiê contribuir com o fortalecimento da discussão sobre alfabetização e letramento, acolhendo artigos científicos que apresentam resultados de pesquisa que versam sobre essa temática, sejam eles resultados de pesquisas bibliográficas ou resultados de pesquisas empíricas. Também poderão ser enviadas entrevistas com pesquisadores reconhecidos, no campo da alfabetização e letramento, e, ainda, resenha de um livro relevante, na área, que tenha sido publicado de 2022 em diante.

Organizadoras

Profª.   Drª. Maria Sirlene Pereira Schlickmann – PPGE/UNISUL
Profª. Drª. Gabriela Medeiros Nogueira – PPGEDU/FURG
Profª. Drª Ana Caroline de Almeida – DECED/UFSJ

Visite nosso site para ler o comunicado completo .
_____________________________________________

Equipe POIÉSIS Poiésis – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação https://www.portaldeperiodicos.unisul.br/Poiesis

Inscreva-se em nossa Newsletter e fique por dentro das notícias da Anpoll

the Kick-ass Multipurpose WordPress Theme

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.