
Dossiê: Pesquisas brasileiras sobre surdez: discussões contemporâneas
Organização: Roberto de Freitas Junior (UFRJ), Glauber de Souza Lemos(INES/UFRJ), Valeria Fernandes Nunes (UFRJ)
No Brasil, com as leis e os decretos nacionais 10.098/2000, 10.436/2002, 5.626/2005, 6.949/2009, 12.319/2010, 13.005/2014, 13.146/2015, 14.191/2021 e 14.704/2023, as comunidades surdas brasileiras passaram a ter garantidos direitos sociais, de saúde, educacionais e linguísticos. Destes, destacam-se alguns, como o acesso à Libras em áreas, como a educação; o ensino do português como segunda língua (L2); a garantia de educação bilíngue; o atendimento educacional bilíngue especializado ; a acessibilidade em tecnologias assistivas e em redes de comunicação; a obrigatoriedade de tradutores e intérpretes de Libras e guia-intérpretes para surdocegos; a oferta de materiais didáticos bilíngues e tradução de textos em Libras; a ampliação de mediação para o atendimento de familiares e o fomento de produção da arte, cultura e literatura surda. Tais conquistas representam, portanto, um projeto institucional, com ganhos nacionais e o estabelecimento, entre outros aspectos, de uma política linguística e educacional, voltada às comunidades surdas brasileiras. Por sorte, os avanços permanecem e são observados em diversas áreas, como na educação, nos estudos de tradução e interpretação, na descrição linguística, nas literaturas e nas artes em geral. O presente volume da Revista E-scrita busca reunir publicações referentes às pesquisas que evidenciem esses avanços, assim como, que revelem espaços a serem conquistados. O volume visa, portanto, ao fomento da reflexão sobre questões diversas, como aquelas ligadas diretamente à Libras e às línguas de sinais brasileiras, buscando fornecer subsídios para o desenvolvimento e conquistas de novos espaços de discussões, estudos e críticas na área da surdez.
Data limite: 20 de junho de 2025.
A revista recebe também textos para a seção Varia.
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