V Encontro de Análise da Conversa Etnometodológica: Revisitando Paradigmas, Ferramentas e Metodologias
O Centro de Pesquisa Comunicação Intercultural em Interações Multimodais anuncia o V Encontro de Análise da Conversa Etnometodológica (EnACE), a ser realizado nos dias 19 a 22 de março de 2025, na UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tema: “Revisitando Paradigmas, Ferramentas e Metodologias”
Neste encontro, convidamos pesquisadores, estudantes e profissionais da Análise da Conversa, Linguística Interacional e áreas afins a se reunirem para refletir sobre os paradigmas, ferramentas e metodologias que fundamentam e impulsionam a Análise da Conversa Etnometodológica.
Palestrantes confirmados:
– Ana Cristina Ostermann (UFRGS, Brasil)
– Jürgen Streeck (UT Austin, Estados Unidos)
– Paulo Cortes Gago (UFRJ, Brasil)
– Roberto Perobelli (UFES, Brasil)
– Ulrike Schröder (UFMG, Brasil)
– Verónica Gonzalez Temer (Metropolitan University of Educational Sciences, Chile)
Modalidades de Participação:
Além das palestras dos/das especialistas convidados/as, o evento contará com comunicações orais e sessões de análise conjunta de dados. As contribuições dos participantes são fundamentais para enriquecer o debate e promover o intercâmbio de conhecimentos.
Diretrizes para Submissão de Comunicações Orais:
● Devem estar em português, inglês ou espanhol;
● Devem conter 150 e 300 palavras;
● Devem abordar o tema e/ou problema, objetivo(s), orientação teórica, procedimentos metodológicos, resultados e conclusões (se aplicável);
● Devem incluir pelo menos três palavras-chave separadas por ponto final.
Diretrizes para a condução da Comunicação Oral:
(a) Cada proponente terá até 20 minutos para fazer sua apresentação;
(b) Línguas aceitas para submissão de propostas: espanhol, inglês, português.
Diretrizes para Submissão de Propostas de Análise de Dados para as Sessões Conjuntas:
● O título deve informar, em poucas palavras, a natureza/contexto da interação/coleção que está sendo submetida à análise conjunta. Ex: “interação médico-paciente no contexto X”, “interação em sala de aula”, “perguntas e respostas no contexto Y” etc.
● O/A pesquisador/a deve apresentar um texto de contextualização dos dados de, no máximo, 300 palavras;
● Em termos de estrutura composicional, o texto deve apresentar a origem dos dados a serem analisados, o âmbito do projeto em que foram gerados, o cenário dos segmentos a serem analisados, e a(s) atividade(s) na(s) qual(is) os/as participantes estão engajados/as durante o segmento;
● As transcrições deverão ser apresentadas no sistema Jefferson de transcrição (cf. Loder, 2008) ou GAT2 (cf. Selting et al., 2016) e podem compreender um ou mais segmentos, desde que sejam totalizadas no máximo 3 (três) páginas de transcrição com a seguinte formatação:
– Fonte: Courier New, tamanho 10;
– Margens da página: superior 2,5cm, inferior 2,5cm, esquerda 3cm, direita 3cm.
– Orientações sobre o sistema Jefferson de transcrição: LODER, L. L. O modelo Jefferson de transcrição: convenções e debates. In: LODER, L.; JUNG, N. (Org.). Fala-em-interação social: Introdução à análise da conversa etnometodológica. Porto Alegre: Mercado de Letras, 2008. p. 127-162.
– Orientações sobre o sistema GAT2 de transcrição: SELTING, M. et al. Um sistema para transcrever a fala-em-interação: GAT 2. Traduzido e adaptado por Ulrike Schröder et al. Veredas, v. 20, n. 2, p. 6-61, 2016.
● O arquivo com as transcrições deve ser salvo em formato .pdf, não pode conter nenhuma informação sobre o proponente da sessão, e deve ser enviado pelo sistema de inscrição até a data final de submissão.
Diretrizes para a condução da sessão conjunta de análise de dados:
(a) Cada proponente terá uma hora para apresentar seus dados e discuti-los com os/as demais participantes da sessão;
(b) O/A proponente deve estar preparado/a para apresentar trechos do áudio/vídeo que tenham ocorrido imediatamente antes ou imediatamente depois do segmento apresentado, caso solicitado durante a sessão;
(c) Serão disponibilizadas cópias impressas das transcrições de dados propostos para análise conjunta, bem como os equipamentos necessários, como computador, projetor de imagens e caixas de som, caso o proponente opte por mostrar a gravação dos segmentos transcritos a serem analisados (o que se sugere fortemente que seja feito, já que é parte fundante de sessões para esse propósito).
(d) Línguas aceitas para submissão de propostas: espanhol, inglês, português.
Datas Importantes (atualização):
● Submissões (prorrogação) de 21.11.2024 a 09.12.2024
● Envio das Cartas de Aceite: janeiro de 2025
● Inscrições: a partir de janeiro de 2025
Inscrições:
https://www.even3.com.br/v-enace-encontro-nacional-da-analise-da-conversa-etnometodologica-468489
Aguardamos com expectativa a sua participação neste evento que certamente promoverá importantes reflexões e contribuições para o avanço da Análise da Conversa Etnometodológica. Fique atento/a para mais informações sobre inscrições, programação e localização.
Para maiores informações, clique nos ícones: