
O “I Encontro do PROLEDES Angola-Brasil: Leitura e escrita em contextos de desigualdades sociais” tem como objetivo promover um espaço de debate e contribuição para a formação de professoras/es da Educação Básica, principalmente de Angola e do Brasil, a partir da socialização de ações provenientes do projeto “Formação de Professores para o ensino da leitura e da escrita em contextos de desigualdades sociais” (PROLEDES), aprovado no âmbito do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias do Nascimento, Edital 16/2023 da CAPES.
O projeto, iniciado em 2024, cujo foco é a promoção de mobilidade discente e docente, objetiva investigar, em documentos oficiais, produção acadêmica e práticas em sala de aula de diferentes níveis, de Angola e do Brasil, a formação de professores para o ensino da leitura e da escrita em contexto de desigualdades sociais, considerando aspectos linguísticos, raciais, de classe e de gênero. Integram a equipe: Universidade Federal da Bahia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Universidade Federal do Maranhão, Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe e Escola Superior Pedagógica do Bengo.
Para a primeira edição do Encontro, financiada pelo Edital 14/2024 PAEP-EB CAPES, contaremos com os intercambistas brasileiros, que, em regresso ao país, poderão compartilhar as pesquisas desenvolvidas em Angola e conjecturar sobre como elas contribuem para o ensino de leitura e escrita em ambos os países; além deles, participarão professores e pesquisadores de diferentes países que têm refletido e apresentado propostas sobre formas de enfrentamento a dificuldades de ensino causadas por desigualdades sociais.
11 a 14 de junho de 2025
Instituto de Letras, UFBA, Salvador Bahia
Modalidades: ouvinte, comunicação oral, participação em oficinas
Site: http://encontroproledes.ufba.br/
Contato: proledesabdiasnascimento@gmail.com