Dias 25/11 (on-line) e 26/11 (presencial, na FFP-UERJ).
Inscrições e informações: nelid.uerj@gmail.com
Dia 25 novembro, segunda-feira, 15h:
*programação on-line* (com Tradutores-intérpretes de Libras – Língua Portuguesa)
15h- Palestra de abertura:
Hiperlíngua e Inteligência Artificial* Implicações para a relação entre HIL e AD
Prof. Dr. Ronaldo Adriano de Freitas – IFF de Campos
16h15 – 17h30 –
*Mesa-redonda* Problemas e pesquisas sobre/ no ensino de língua e leitura
Coord. Lívia Buscácio (INES)
Literatura e a prática pedagógica com crianças surdas: a comunicação e linguagens nos ambientes escolares. Letícia de Jesus Torres Pinel – mestranda PPGEB/INES
A importância do aprendizado de Libras no amparo às famílias e estudantes do AEE bilíngue no Cap-INES, pelo olhar da Análise de discurso. Bárbara Camilla de Souza Carvalho -mestranda PPGEB/INES
Argumentação discursiva no discurso jornalístico: proposta didático-pedagógica para 9o ano do EF. Fabiane Diogo – (mestranda PROFLETRAS-UFRRJ
Proposta de leitura discursiva nas salas da EJA com foco na temática do trabalho. Cléber Ferradeira – (mestrando PROFLETRAS-UFRRJ
Linguagem, preconceito e inclusão na esfera escolar. Priscilla Nunes Costa Rezende – (mestranda PPLIN-FFP-UERJ)
26 de novembro, terça (Auditório bloco C- FFP-UERJ)
programação presencial
9h-10h30 – Mesa-redonda:
Desafios na/para a Formação Docente na área de Letras
Andréa Rodrigues -UERJ
Lívia Buscácio – INES
Rívia Fonseca – UFRRJ/UFF
11h-13h – Propostas didáticas e Pesquisas em andamento
Um aplicativo bilíngue no contexto da educação de Surdos em Nova Iguaçu Luciana Gonçalves Rangel Maneschy (Mestre em Educação Bilíngue – PPGEB/INES)
Sentidos sobre o indígena em práticas de leitura e escrita na escola: relato de uma proposta didática. João Gabriel Vasconcelos de Nascimento (Mestre em Letras -PPLIN)
Ensino de língua portuguesa no Brasil: uma proposta de atividades a partir do debate sobre o “pretuguês”, de Lélia Gonzalez. Janara Puchulate de Moraes (Mestre pelo ProfLetras-FFP-UERJ)
Memes e produção de sentidos: debates sobre o humor na escola Francisco Estorani (mestrando Profletras- UERJ)
Leitura de textos normativos e cidadania na escola
Paulo Henrique Macêdo Soares (mestrando ProfLetras – UERJ)
Textos do campo jornalístico-midiático na escola: uma proposta de leitura discursiva
Albertina Menezes (mestranda ProfLetras – UERJ)
13h – 13h10 – Encerramento do evento