Skip to content Skip to footer

III SENELID – Seminário do Núcleo de Estudos em Língua e Discurso – UERJ/INES/UFRRJ 

Dias 25/11 (on-line) e 26/11 (presencial, na FFP-UERJ).

Inscrições e informações: nelid.uerj@gmail.com

Dia 25 novembro, segunda-feira, 15h:

 *programação on-line* (com Tradutores-intérpretes de Libras – Língua Portuguesa)

15h- Palestra de abertura: 

Hiperlíngua e Inteligência Artificial* Implicações para a relação entre HIL e AD 

Prof. Dr. Ronaldo Adriano de Freitas – IFF de Campos 

16h15 – 17h30 –

 *Mesa-redonda* Problemas e pesquisas sobre/ no ensino de língua e leitura

Coord. Lívia Buscácio (INES) 

 Literatura e a prática pedagógica com crianças surdas: a comunicação e linguagens nos ambientes escolares. Letícia de Jesus Torres Pinel – mestranda PPGEB/INES

 A importância do aprendizado de Libras no amparo às famílias e estudantes do AEE bilíngue no Cap-INES, pelo olhar da Análise de discurso. Bárbara Camilla de Souza Carvalho -mestranda PPGEB/INES

 Argumentação discursiva no discurso jornalístico: proposta didático-pedagógica para 9o ano do EF. Fabiane Diogo – (mestranda PROFLETRAS-UFRRJ 

 Proposta de leitura discursiva nas salas da EJA com foco na temática do trabalho. Cléber Ferradeira – (mestrando PROFLETRAS-UFRRJ 

 Linguagem, preconceito e inclusão na esfera escolar. Priscilla Nunes Costa Rezende – (mestranda PPLIN-FFP-UERJ)

26 de novembro, terça (Auditório bloco C- FFP-UERJ) 

programação presencial

9h-10h30 – Mesa-redonda:

Desafios na/para a Formação Docente na área de Letras

 Andréa Rodrigues -UERJ 

Lívia Buscácio – INES 

Rívia Fonseca – UFRRJ/UFF 

11h-13h – Propostas didáticas e Pesquisas em andamento 

 Um aplicativo bilíngue no contexto da educação de Surdos em Nova Iguaçu Luciana Gonçalves Rangel Maneschy (Mestre em Educação Bilíngue – PPGEB/INES) 

 Sentidos sobre o indígena em práticas de leitura e escrita na escola: relato de uma proposta didática. João Gabriel Vasconcelos de Nascimento (Mestre em Letras -PPLIN) 

 Ensino de língua portuguesa no Brasil: uma proposta de atividades a partir do debate sobre o “pretuguês”, de Lélia Gonzalez. Janara Puchulate de Moraes (Mestre pelo ProfLetras-FFP-UERJ)

 Memes e produção de sentidos: debates sobre o humor na escola Francisco Estorani (mestrando Profletras- UERJ) 

 Leitura de textos normativos e cidadania na escola 

Paulo Henrique Macêdo Soares (mestrando ProfLetras – UERJ) 

 Textos do campo jornalístico-midiático na escola: uma proposta de leitura discursiva 

Albertina Menezes (mestranda ProfLetras – UERJ) 

13h – 13h10 – Encerramento do evento

Inscreva-se em nossa Newsletter e fique por dentro das notícias da Anpoll

the Kick-ass Multipurpose WordPress Theme

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.