Skip to content Skip to footer

Linguagem em (Dis)curso publica dossiê comemorativo aos 20 anos de “Gêneros Orais e Escritos na Escola”

L

Em celebração às duas décadas de impacto da obra “Gêneros Orais e Escritos na Escola” no Brasil, a revista Linguagem em (Dis)curso lança o volume 24, composto de um dossiê temático organizado por Joaquim Dolz, Kleber Aparecido da Silva e Paula Cobucci. Este dossiê especial homenageia o marco estabelecido pela publicação de Bernard Schneuwly e Joaquim Dolz, traduzida e organizada por Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro em 2004, que transformou profundamente o ensino de língua portuguesa e a formação docente em território brasileiro.

Reconhecida como uma obra seminal, “Gêneros Orais e Escritos na Escola” influenciou o desenvolvimento de metodologias voltadas para a produção textual, oralidade e multimodalidade no Brasil. A proposta das sequências didáticas, trazida pelos autores, se tornou uma referência fundamental para a prática pedagógica e a elaboração de currículos escolares, além de inspirar uma vasta produção acadêmica. O dossiê oferece uma análise dos avanços e desafios enfrentados pelo ensino de gêneros textuais no país, enfatizando as inovações metodológicas e o papel essencial da obra na educação brasileira.

Dividido em três partes, o dossiê reúne artigos, relatos de experiências e reflexões teóricas que exploram a pertinência da obra em diferentes contextos educacionais. A primeira parte foca nos gêneros orais e escritos em contexto escolar, discutindo como a teoria se consolidou ao longo dos anos nas práticas pedagógicas. A segunda parte destaca o impacto na formação docente e na pesquisa, abordando a integração dos conceitos da obra em programas de formação de professores e em práticas de ensino de língua. Já a última seção, “Legados”, com uma entrevista com Dolz e um posfácio de Glaís Sales Cordeiro, reflete sobre a influência duradoura da obra nas políticas públicas e no currículo escolar.

Parte do volume 24 de Linguagem em (Dis)curso, os 11 textos que compõem o dossiê não só comemoram os vinte anos da publicação da obra no Brasil, mas também reafirmam o seu papel na formação de uma educação linguística mais crítica e significativa, adaptada às demandas atuais do ensino de línguas e da formação de professores.

Além do dossiê, a revista publicou o ensaio “Alguma coisa está fora da nova ordem interacional? interação e mobilidade textual em infraestruturas digitais”, das professoras Joana Plaza Pinto e Amanda Diniz Vallada, na seção de fluxo contínuo.

Todos os textos do volume 24 da revista podem ser acessados no endereço: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso. Em breve, os textos recém-lançados também estarão publicados na Base Scielo Brasil.

PPGCL

Inscreva-se em nossa Newsletter e fique por dentro das notícias da Anpoll

the Kick-ass Multipurpose WordPress Theme

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.