
Universidade Federal da Bahia – Auditório do PAF 3 e Sala de Defesas do Instituto de Letras
17 e 18 de julho de 2025, formato presencial.
O seminário tem como objetivo reunir pesquisadores das áreas de Letras, Arquivologia, Biblioteconomia e Restauração interessados na abordagem interdisciplinar de acervos bibliográficos e documentais da literatura brasileira.
Este evento dirige-se a alunos, investigadores e profissionais das diversas áreas e acontecerá de forma presencial, com participação gratuita. A programação é composta por mesas-redondas sobre o trabalho com acervos pessoais no Brasil e a produção de Ildásio Tavares (1940-2010) e Judith Grossmann (1931-2015), escritores que conjugaram a criação literária, a atividade teórica, crítica e docente.
Pioneira na instalação de oficinas de criação literária em universidades brasileiras, Judith Grossmann começou a trajetória literária no Suplemento Dominical do Jornal do Brasil, com a coluna Approach (1958-1960), dedicada à tradução e crítica de escritores modernos e contemporâneos de língua inglesa. Na Universidade Federal da Bahia, onde se tornou professora emérita, implantou as disciplinas de Teoria da Literatura e Criação Literária no curso de Letras em 1966. Prêmio Brasília de Ficção 1976 (A noite estrelada: estórias do ínterim) e APCA Ficção 1985 (Cantos delituosos: romance).
Obá de Xangô do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, Ildásio Tavares foi um polígrafo de fato na literatura brasileira. Poeta, ficcionista, dramaturgo e compositor, também foi docente de Literatura Portuguesa na Universidade Federal da Bahia, onde articulou a implantação das disciplinas de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e promoveu eventos e iniciativas acadêmicas que evidenciassem as relações interculturais luso-afro-brasileiras.
O Seminário é uma iniciativa da Rede de Pesquisa em Arquivos Literários, projeto interinstitucional apoiado pelo CNPq, com membros da Universidade Federal da Bahia, Fundação Casa de Rui Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.
Haverá emissão de certificado para os ouvintes inscritos.
Programação completa: acesse aqui.
Realização: Rede de Pesquisa em Arquivos Literários.
Apoio: CNPq.
Instagram: @rede.arquivosliterarios
YouTube: @redepesquisaarquivosliterarios