Chamada para publicação: Letras de Hoje

6 de maio de 2022 / Comentários desativados em Chamada para publicação: Letras de Hoje

Chamadas

Período: 05/05 a 15/07/2022.

DOSSIÊ: DISCURSOS DISCRIMINATÓRIOS COMO FRATURA DA SOCIEDADE BRASILEIRA.

A revista Letras de Hoje, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), convida pesquisadores do campo da Letras e demais áreas do discurso para participar da publicação intitulada “Discursos discriminatórios como fratura da sociedade brasileira. Este número tem por objetivo propor um debate acerca das diversas temáticas relacionadas à discriminação, incluindo noções e conceitos que reenviem a traços semânticos similares, tais como estereótipos, preconceitos e senso comum como base de discursos insultantes e violentos que alimentam conflitos existentes no espaço público brasileiro e mundial. As contribuições poderão refletir sobre as seguintes temáticas: o mito da “democracia racial” e alteridade entre Negritude/ Branquitude; a temática LGBTQIA+, transfeminismo, intersexualidade, gênero e discursos intolerantes; as classes sociais e o mito da “meritocracia” brasileira; os discursos ideológicos da direita e da esquerda brasileira, bem como outras perspectivas afins. Serão aceitos trabalhos embasados em teorias do discurso, podendo haver interface com outras áreas, como a Sociologia, a Antropologia e a Psicologia Social.  Os textos devem ser inéditos, em português, francês, inglês ou espanhol, e precisam ser submetidos à revista até 15 de julho de 2022, por meio do site oficial da revista Letras de Hoje: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/index

Referências

AMOSSY, R. et HERSCHBERG Pierrot A., Stéréotypes et clichés, Nathan-Université, Paris, 1997.

BAKHTIN [VOLOCHINOV] (Círculo de Bakhtin) Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem (1929). Trad. Michel Lahud e Yara Vieira. São Paulo: Hucitec, 2017.

BARTHES, Rolland. Critique et vérités. Essais critiques. Ed. Du Seuil, Paris, 2007.

BEAUVOIR, Simone de. La vieillesse, Ed. Gallimard/Folio Essais, Paris, 2020.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas linguísticas. São Paulo: Edusp, 2008.

CHARAUDEAU, Patrick. Les stéréotypes, c’est bien. Les imaginaires, c’est mieux, in Boyer H. (dir.), Stéréotypage, stéréotypes : fonctionnements ordinaires et mises en scène, L’Harmattan, Paris, 2007.

Organização

Prof. Dr. Cláudio Primo Delanoy – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Profa. Dra. Liz Feré – Université Paris 8

Profa. Dra. Kelli Machado da Rosa – Universidade Federal do Rio Grande