Chamada para publicação: Revista de Literatura, História e Memória

1 de abril de 2022 / Comentários desativados em Chamada para publicação: Revista de Literatura, História e Memória

Chamadas

A Revista de Literatura, História e Memória, ISSN 1983-1498, Qualis B2, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), de periodicidade semestral, está com chamadas abertas para o recebimento de artigos originais e inéditos para integralizarem sua próxima edição (v. 18, n. 32, 2022).

Em cada uma de suas edições a revista compõe-se de duas partes: um DOSSIÊ com temática definida, além de outra SEÇÃO, esta em fluxo contínuo, intitulada “Pesquisa em Letras no contexto Latino-americano e Literatura, Ensino e Cultura”, que agrega artigos diversos oriundos de pesquisa e estudos na área de Literatura.

DOSSIÊ: TEATRO LATINO-AMERICANO CONTEMPORÂNEO: MEMÓRIA E TESTEMUNHO

A revista convida a todos os investigadores interessados no teatro e nas artes cênicas latino-americanas dos séculos XX e XXI a apresentar artigos inéditos que, a partir de diferentes abordagens críticas e teóricas, analisem textos dramáticos e práticas cênicas criadas ou executadas no amplo território espacial e temporal latino-americano contemporâneo. Com a finalidade de colocar em diálogo diferentes aproximações ao texto teatral, e com caráter de orientação não restritiva, os artigos poderão versar tanto em torno do texto dramático (análise crítica, poéticas dramáticas, adaptações, traduções, representações, etc.), como do teatro e os estudos culturais (no âmbito da antropologia e da sociologia, teatro queer, teatro e feminismo, teatro e pós-colonialismo) ou do teatro e a performance (artes de ação, performance poética, intervenções, ocupação de espaços públicos, o teatro e a dança de rua, obras de “Assemblage”). Serão acolhidas especialmente as contribuições que aprofundem na representação da memória coletiva e o testemunho histórico no teatro contemporâneo latino-americano. O objetivo desta publicação é fomentar o debate crítico sobre o tratamento temático e cênico que o teatro latino-americano contemporâneo realiza em relação à memória, o testemunho e a história, convertendo-o em um veículo privilegiado de debate entre a cultura e a política no mundo atual e sua (re)(a)presentação.

ORGANIZADORAS:

Dra. Carmen Luna Sellés (Universidad de Vigo – UVIGO)
Dra. Maricélia Nunes dos Santos (Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE)
SUBMISSÕES: até 15 de agosto de 2022.