APRESENTAÇÃO

A pandemia da COVID-19 tem nos colocado novos desafios e maneiras de pensar a educação, a cultura e as práticas de pesquisa. Alguns trabalhos tiveram que ser interrompidos, mas muitos deram continuidade e, agora, necessitam ouvir sugestões de apresentar e debater suas ideias com outros profissionais da área, para que elas possam ser melhoradas.

A ANPOLL é uma das entidades científicas brasileiras mais importantes da pesquisa em Letras e Linguística no Brasil. Criada há 36 anos, ela surge com o objetivo de incentivar o estudo, o ensino e a pesquisa, de promover a divulgação e o intercâmbio de trabalhos científicos e de estimular os debates. O Encontro Nacional em anos pares é um evento tradicional, em que pesquisadores, professores e alunos da área de Letras e Linguística se reúnem para apresentar seus resultados de pesquisa e aperfeiçoar ou dar novos rumos no avanço de suas investigações. Não vamos deixar que a pandemia do novo coronavírus interrompa esse ciclo!

O XXXV ENANPOLL teve que ser adaptado à essa nova realidade, na qual buscamos preservar, ao máximo, a convivência e a dedicação de seus participantes, transportadas para um ambiente virtual e seguro, acessado diretamente da nossa própria casa. Não teremos os abraços calorosos dos reencontros, nem aquele café especial que havíamos preparado com toda tradição da cafeicultura londrinense, mas manteremos em pé a nossa rede de afeto.

Buscamos preservar a programação original e, para tanto, contratamos uma empresa especializada, que nos oferecerá toda assistência para que tenhamos as salas de nossos Grupos de Trabalho com até 100 pessoas, a aula-show, as mesas-redondas e as conferências com acesso simultâneo de até 1000 pessoas, e faremos, também, os lançamentos de livros. Além disso, a sessão “ANPOLL Integra”, um espaço de acolhida e estímulo à participação de novos pesquisadores, está confirmada! Utilizamos os recursos tecnológicos para melhorar esta modalidade e torná-la ainda mais disponível a todos!

Cordialmente,
Diretoria ANPOLL
(2018-2020)