Evento: IV Encontro de Análise da Conversa Etnometodológica

10 de junho de 2022 / Comentários desativados em Evento: IV Encontro de Análise da Conversa Etnometodológica

Eventos

Estamos divulgando o IV Encontro Nacional de Análise da Conversa Etnometodológica (IV ENACE). O evento acontecerá nos dias 22, 23 e 24 março de 2023, na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), na cidade de Guarulhos, São Paulo, em parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

O EnACE tem o objetivo de reunir pesquisadores, grupos de pesquisa e estudantes que se dedicam à descrição e à análise da fala-em-interação e das interações sociais e que se filiam à perspectiva teórica da Análise da Conversa etnometodológica ou a perspectivas linguístico-interacionais empiricamente orientadas por dados linguístico-interacionais, como os estudos da análise da conversa, da análise da conversa multimodal, da linguística interacional e dos gestos na interação (gesture studies).
O tema escolhido para esta quarta edição é  “Multimodalidade na interação humana”.
O EnACE, em sua edição sob a temática Multimodalidade da interação humana, gostaria de reunir especialmente, ainda que não exclusivamente, estudos sobre a interação humana e sobre a fala-em-interação que têm se dedicado a explorar a coordenação entre corpo/gestos, mundo material e linguagem na construção e organização das interações humanas. Além disso, também se propõe a contemplar trabalhos que compartilhem ou problematizem questões acerca de procedimentos metodológicos de pesquisas multimodais, aprimoramento da notação e representação de corpora audiovisuais, o aprimoramento de técnicas de transcrição multimodal e o uso de ferramentas para visualização e anotação de vídeo (e.g., ELAN, EXMARaLDA, Anvil).

CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS DO IV EnACE

Dando continuidade ao trabalho das edições anteriores de ampliar a rede de interlocução com outros países, a quarta edição trará três conferencistas que são referência na comunidade acadêmica internacional da AC, a saber:Profa. Dra. Lorenza Mondada, da Universidade da Basiléia, Suiça; Profa. Dra. Galina Bolden da Universidade de New Jersey, Estados Unidos da América; Profa. Dra. Katherina Walper da Universidade Austral do Chile, Chile.

Lorenza Mondada é professora de linguística na Universidade da Basiléia (Suiça). Suas pesquisas investigam a interação social em ambientes ordinários, profissionais e institucionais, a partir de uma perspectiva etnometodológica e da Análise da Conversa. Seu foco de investigação é multimodalidade na interação humana, interessada em descrever a organização situada e endógena da interação social baseada em uma diversidade de recursos multimodais tais como, além da linguagem, gesto, olhar, postura corporal, movimentos, manipulações de objetos assim como práticas multissensoriais tais como tocar, provar, cheirar e ver. Para conhecer mais sobre seus trabalhos: https://www.lorenzamondada.net/about

Galina Bolden  é  professora da  Rutgers University (EUA). Suas pesquisas investigam, a partir da Análise da Conversa, como os membros de diferentes comunidades culturais e linguísticas buscam e produzem o entendimento mútuo e constroem relações interpessoais na e através da interação social.  Para conhecer mais sobre seus trabalhos: https://comminfo.rutgers.edu/bolden-galina

Katherina Walper é professora do Departamento de Linguística e Literatura da Universidade Austral do Chile, em Valdivia, Chile. Seus temas de investigação são linguística aplicada, interação em sala de aula, metodologia de pesquisa e análise de conversa multimodal (AC), ensino inglês como língua estrangeira. Ela investiga  o processo de ensino-aprendizagem através da  AC multimodal. Para conhecer mais sobre seus trabalhos: https://humanidades.uach.cl/academicos/katherina-andrea-walper-gormaz/

LÍNGUAS ACEITAS

As línguas aceitas para submissão de resumos e apresentações são inglês, português, espanhol.

FORMATO PRESENCIAL E O CENÁRIO DA PANDEMIA COVID-19

O IV EnACE foi concebido para acontecer em formato presencial, com a possibilidade de ser adaptado para o híbrido ou o virtual caso haja restrições de biossegurança. Conheça o protocolo de biossegurança da UNIFESP (Comitê UNIFESP de Enfrentamento da Covid-19 https://coronavirus.unifesp.br).

PROGRAMA

22/03/2023
9h-10h Credenciamento
10h-11h45 Conferência de Abertura
Multimodalidade na Interação Humana
Lorenza Mondada (University of Basel, Suiça)

13h30 Sessão de  Comunicações
15h Sessão Conjunta de Análise de Dados

23/03/20
10h Conferência : Galina Bolden (Rutgers/EUA)
13h30 Sessão de  Comunicações
15h Sessão Conjunta de Análise de Dados

16:30  MESA REDONDA
Temas e terrenos da AC no Brasil
Roberto Perobelli (UFES)
Maria do Carmo Leite de Oliveira (PUC-Rio)
Paulo Gago (UFJF)
Amanda Dinucci (Colégio Pedro II-RJ)

24/03/2023
10h  Conferência  Katherina Walper Gomaz (Universidad Austral de Chile)
13h30 Sessão de  Comunicações
15h Sessão Conjunta de Análise de Dados

16:30 PALESTRA
Para “entrar na conversa”: “E daí?” Apontamentos de aprendizagens sobre o que é um “artigo original” publicável em periódico acadêmico de visibilidade internacional: O que seria (nossa) contribuição (possível)? Pedro Garcez
(UFRGS, Editor associado do Journal of Sociolinguistics)

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS

O EnACE conta com duas modalidades de participação com apresentação de trabalhos (comunicação oral e análise conjunta de dados) e a modalidade ouvinte. Conheça em nosso site as normas para apresentação de trabalhos. O EnACE conta com duas modalidades de participação com apresentação de trabalhos (comunicação oral e análise conjunta de dados) e a modalidade ouvinte.

Modalidades de participação com apresentação de trabalhos

Comunicação oral:
Cada participante terá até 20 minutos para apresentar sua comunicação oral e, a depender da quantidade de trabalhos inscritos, até 10 minutos para discuti-los com os/as demais participantes da sessão. Os trabalhos submetidos para apresentação oral serão distribuídos em sessões temáticas de apresentação de trabalhos. Línguas aceitas: espanhol, inglês, português.

Diretrizes para submissão de resumos:
(a) O resumo deve ter entre 150 e 300 palavras;
(b) A estrutura do resumo deve apresentar: título; o tema e/ou problema (adequado aos propósitos do EnACE); objetivo(s) do trabalho; orientação teórica; procedimentos metodológicos; resultados e conclusões mais relevantes (se houver); 3 a 4 palavras-chave (em português e separadas por ponto final).
(c) Línguas aceitas para os resumos: espanhol, inglês, português

Sessão de análise conjunta de dados:
Esse tipo de sessão é uma prática em alguns congressos de Análise da Conversa. As sessões de análise conjunta de dados têm por objetivo propiciar àqueles/as que já dispõem de dados um espaço para o exercício analítico e de articulação de análise sequencial, junto com pesquisadores/as de diferentes instituições. Logo, é essencial que o/a pesquisador/a não leve pronta sua análise, mas que esteja disponível para ouvir diferentes possibilidades de apreciação dos dados.
Diretrizes para submissão de proposta:
(a) Resumo: O/A pesquisador/a deve apresentar um texto de contextualização dos dados de, no máximo, 300 palavras. Estrutura do resumo: origem dos dados a serem analisados; o âmbito do projeto em que foram gerados; cenário dos segmentos a serem analisados; e a(s) atividade(s) na qual os participantes estão engajados durante o segmento.
(b) Título do resumo: deve informar, em poucas palavras, a natureza/contexto da interação/coleção que está sendo submetida à análise conjunta. Ex: “interação médico-paciente no contexto X”, “encerramentos de ligações telefônicas”, “perguntas e respostas no contexto Y” etc.
(c) Transcrições: deverão ser apresentadas no sistema Jefferson de transcrição (cf. Loder, 2008) e podem compreender um ou mais segmentos, desde que sejam totalizadas no máximo 3 (três) páginas de transcrição com a seguinte formatação:
– Fonte: Courier New, tamanho 10;
– Margens da página: superior 2,5cm, inferior 2,5cm, esquerda 3cm, direita 3cm.
– Orientações sobre o sistema, vide algumas referências: 1. Jefferson de transcrição: LODER, L. L. O modelo Jefferson de transcrição: convenções e debates. In: LODER, L.; JUNG, N. (Org.). Fala-em-interação social: Introdução à análise da conversa etnometodológica. Porto Alegre: Mercado de Letras, 2008. p. 127-162; Hepburn, Alexa & Bolden, Galina. (2017). Transcribing for Social Research, SAGE Publications.
(d) O arquivo com as transcrições deve ser salvo em formato .pdf, não pode conter nenhuma informação sobre o proponente da sessão, e deve ser enviado pelo sistema de inscrição até a data final de submissão.
(e) Línguas aceitas: espanhol, inglês, português.

Diretrizes para a condução da sessão conjunta de análise de dados:
(a) Cada proponente terá uma hora para apresentar seus dados e discuti-los com os/as demais participantes da sessão;
(b) O/A proponente deve estar preparado/a para apresentar trechos do áudio/vídeo que tenham ocorrido imediatamente antes ou imediatamente depois do segmento apresentado, caso solicitado durante a sessão;
(c) Serão disponibilizadas cópias impressas das transcrições de dados propostos para análise conjunta, bem como os equipamentos necessários, como computador, projetor de imagens e caixas de som, caso o proponente opte por mostrar a gravação dos segmentos transcritos a serem analisados (o que sugere-se fortemente que seja feito, já que é parte fundante de sessões para esse propósito).(d) Línguas aceitas para submissão de propostas: espanhol, inglês, português

DATAS IMPORTANTES
Inscrição com apresentação de comunicação oral ou para realização de sessões de dados: de 01/07/2022 a 01/09/2022.
Inscrição de ouvinte (sem apresentação de trabalhos): de 01/10/2022 a 30/10/2022
Resultado dos resumos aceitos e emissão das cartas de aceite: 01/10/2022.
Prazo de pagamento de inscrição com apresentação de trabalho: até 15/01/2023.
Prazo de pagamento de inscrição sem apresentação de trabalho: até 15/01/2023.

MAIS INFORMAÇÕES
Site do evento: www.enace2023.com (em construção no momento)
E-mail para contato : enace2023@gmail.com (em funcionamento)

Guarulhos, 02 de junho de 2022
Presidentas da Comissão de Organização