Nota pública pela valorização dos editores e pareceristas de periódicos

A assembleia geral da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística – Anpoll, realizada no dia 15 de agosto de 2024, na cidade de Manaus, Amazonas, tendo em vista os encaminhamentos resultantes da reunião ampliada da Coordenação do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Linguística e Literatura – Feanpoll, vem a público  manifestar a urgente necessidade de valorização e reconhecimento do trabalho desempenhado por editores e pareceristas de periódicos científicos, em especial da Área de Linguística e Literatura, no interior de nossas instituições de ensino e pelas agências de fomento à pesquisa no país.

As dificuldades enfrentadas no contexto do trabalho da editoração científica são inúmeras e seguem sem a devida atenção de grande parte dos setores fundamentais em nossa sociedade, voltados para a manutenção e difusão da ciência em seus mais diversificados campos do saber. A atividade de emissão de parecer é parte fundamental do trabalho científico e acadêmico e a falta de seu reconhecimento institucional é uma das principais causas do “apagão” de especialistas disponíveis para desempenhar a imprescindível tarefa de avaliação do mérito de artigos acadêmicos. 

Na imensa maioria dos casos, o trabalho editorial tem sido  realizado de forma voluntária e dependente de ações isoladas em nossas instituições de ensino, sem que haja uma definição clara de política editorial e de seu papel em muitas IES e centros de pesquisa. Raros são os casos de reconhecimento do trabalho de pareceristas, seja na forma de atribuição de encargos de pesquisa (carga horária de trabalho), seja como item de pontuação em avaliações de currículo e/ou progressões funcionais. 

Considerando ainda os instrumentos de coleta de dados para avaliação no âmbito da Plataforma Sucupira da CAPES como  importantes indutores de ações, o Feanpoll entende que a criação de um campo específico para inserção de informações sobre a produção de pareceres serviria  como instrumento para aprimorar a disseminação científica e, principalmente, como  reconhecimento de uma atividade essencial para a dinâmica da pós-graduação brasileira. 

É necessário e urgente que, em todos os níveis institucionais, haja reconhecimento e valorização do trabalho editorial em geral e do trabalho de pareceristas em particular, pois pareceres embasados fomentam não apenas o contínuo e necessário debate sobre a inovação, bem como qualifica a divulgação de resultados de pesquisas produzidas em nossa Área.

Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística – Anpoll

15 de agosto de 2024, Manaus – Amazonas

Conheça os novos coordenadores do Feanpoll

Fernanda Galli
Doutora em Linguística Aplicada pelo IEL/UNICAMP. Docente vinculada ao Departamento de Letras (DL/UFPE) e ao Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL/UFPE), onde atua também como vice-coordenadora. É editora-chefe da Revista Investigações. Desenvolve pesquisas na área de Linguística, principalmente na Análise do Discurso de linha francesa.

Raquel Alves Ishii
Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre (Ufac). Professora vinculada ao Centro de Educação, Letras e Artes da mesma instituição. É editora-chefe da Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades. Concentra sua produção técnica e bibliográfica nos seguintes temas: Literatura de Viagem, Discurso Colonial, Espaço Amazônico, além de atuar com Ensino de Língua Inglesa, Estágio Supervisionado, Produção de Material Didático, Formação de Professores de Língua e Educação antirracista.

Bethania Mariani
Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. É professora titular do Departamento de Ciências da Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Desde 2018, é editora-chefe da Revista Gragoatá, responsável pelos números de Linguagem. É especialista em Análise do Discurso e em História das Idéias Lingüísticas e tem como principais áreas de interesse o discurso político, discurso jornalístico, políticas linguísticas e a discursividade no testemunho.

Andre Benatti
Doutor em Letras Neolatinas: estudos literários neolatinos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. É editor-chefe da REVELL – Revista de Estudos Literários da UEMS. Tem interesse nos seguintes temas e autores: estudos da violência; crueldade na literatura; realismo e estéticas do real; literaturas latino-americanas contemporâneas; Literaturas hispânicas contemporâneas; crítica feminista; literaturas e marginalidade; literatura e exclusão; Josefina Plá; Joca Reiners Terron; Samanta Schweblin; Maria Fernanda Ampuero; Ana Paula Maia; Selva Almada; Bernardo Kucinski e Giovana Madalosso.

Enlaces – Chamada 2022

Caras-os-es leitores,

A Enlaces – Revista de Estudos Linguísticos e Literários está com chamada aberta para a sua 3ª edição em 2022. Trata-se de uma única edição com fluxo contínuo, isso quer dizer que todos os artigos e/ou resenhas aprovados são publicados imediatamente. 

Ressaltamos que o processo para publicação segue o seguinte fluxo: submissão > avaliação por pares duplo-cega > revisão pelas-os-es autoras-es > revisão formal nas línguas portuguesa e inglesa > editoração > publicação.

Em relação à avaliação por pares duplo-cega, os pareceres poderão ser:

  • Aceitar (com ou sem correções): segue o fluxo apresentado anteriormente;
  • Rejeitar;
  • Indicar correções substanciais e submeter novamente.

Aguardamos os seus trabalhos e que tenham um excelente 2022!!!

A Comissão Editorial

Revista da Anpoll publica novo número (V. 52, N. 3, 2021)

A Revista da Anpoll publica “Augusto de Campos”, número organizado pelas professoras Andréia Guerini (UFSC), Diana Junkes (UFSCar) e pelo professor Frederico Augusto Garcia Fernandes (UEL). Convidamos todos/as a acessar o site da Revista e navegar pelo sumário do número para conhecer os trabalhos publicados.