Pular para o conteúdo

Histórico

A crítica genética tem como objetivo tecer hipóteses e discutir os processos criativos da literatura, a partir do estudo de arquivos (manuscritos, arquivos digitais, correspondência, diários de escritores, bibliotecas e outros). A disciplina surgiu na França em 1968 e foi introduzida no Brasil em 1985 por Philippe Willemart, professor de literatura francesa na USP, que, depois de um pós-doc no Instituto de Textos e Manuscritos Modernos (ITEM), resolveu oferecer um curso de pós-graduação sobre o estudo dos manuscritos. Isso interessou diferentes pesquisadores, que já trabalhavam com arquivos, mas tinham dificuldade em articular esse material com a crítica literária. 

Depois desse curso, esses pesquisadores (entre os quais, destacamos Cecília Almeida Salles, Sônia Maria Van Dick e Telê Ancona Lopez) decidiram criar a Associação de Pesquisadores do Manuscrito Literário (APML), hoje Associação dos Pesquisadores em Crítica Genética (APCG). Alguns anos depois, em 1990, esses pesquisadores fundaram o GT de Crítica Genética da Anpoll e a revista Manuscrítica (https://revistas.usp.br/manuscritica).

No último encontro do GT, ocorrido em 2023, na Universidade Federal Fluminense, a coordenação e os participantes aprovaram a refundação do GT e a mudança de seu nome para  GT de Arquivos Literários e Crítica Genética.  Essa alteração se fez importante, pois muitos pesquisadores desconhecem a metodologia da Crítica Genética. No intuito de atrair pesquisadores que não estejam familiarizados com os métodos, mas que trabalham com o mesmo objeto da crítica genética (arquivos literários, arquivos digitais, bibliotecas, correspondência, diários), decidimos modificar o nome do GT. 

Assim, estamos recebendo candidaturas para novos membros do GT, para que possamos mapear o trabalho com processos de criação a partir de arquivos literários no Brasil. Se estiver interessado, pedimos para preencher o seguinte formulário: https://forms.gle/4a56ymkkUKJqSMjJ6

Uma das atividades do GT de Arquivos Literários e Crítica Genética em 2024 será o 16° Congresso Internacional da Associação de Pesquisadores em Crítica Genética – Arquivo Expandido: conexões e processos de criação. O evento acontecerá em São Paulo, na Universidade de São Paulo. Para mais informações, acessar:

https://www.even3.com.br/16-congresso-internacional-da-associacao-de-pesquisadores-em-critica-genetica-arquivo-expandido-imagens-conexoes-e-processos-de-criacao-435153/

Plano para o Biênio (2024-2026)  

  1. Refundação do GT de Arquivos Literários e Crítica Genética, com a integração de novos participantes.
  2. Mapeamento dos pesquisadores que trabalham com arquivos literários no Brasil.
  3. Mini-curso online de crítica genética para novos pesquisadores. 
  4. Encontro intermediário no 16º Encontro da APCG, em 2024, na Universidade de São Paulo.
  5. Número especial da Manuscrítica, com os trabalhos do GT, em 2025.