Pular para o conteúdo

Histórico

O GT de Estudos Clássicos e Medievais (GTECEM) deriva do GT de Estudos Medievais, cujo nome foi modificado na 36ª Assembleia Geral da ANPOLL, realizada remotamente em 06 de outubro de 2021. O GT de Estudos Medievais fora criado em 22 de julho de 2005, durante o XX encontro da ANPOLL, por iniciativa de um grupo de docentes pesquisadores do medievo ocidental, liderados pela professora Maria do Amparo Tavares Maleval, saudosa colega que nos deixou precocemente vítima da pandemia de covid.

A justificativa para a criação deu um grupo de estudo na área dos estudos medievais deveu-se à importância de que se revestem as pesquisas sobre o medievo realizadas no Brasil nas últimas décadas, fato que ensejou a criação, em 1995-1996, da Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM), instituição de caráter interdisciplinar que congrega pesquisadores da área de humanidades.

O fato de que as pesquisas sobre a cultura, a história, a literatura e as línguas do ocidente medieval dialogam diretamente com as investigações afins na área dos estudos clássicos e a constante participação de colegas pesquisadores desta área nos encontros e eventos da ABREM motivaram a ideia de congregarmos os docentes das duas áreas. E assim nasceu o GTECEM em outubro de 2021.