Cartografia e historiografia da literatura digital: Esta linha compreende estudos de mapeamento de importantes elementos do campo da literatura digital, incluindo autores(as), obras, estilos, premiações, arquivos etc. Inclui também estudos acerca da história da literatura digital e seus antecedentes, considerando aspectos da vida social e do desenvolvimento tecnológico.
Crítica da literatura digital: Esta linha compreende estudos de levantamento de fortuna crítica sobre obras de literatura digital, bem como a discussão dos pressupostos teórico-metodológicos de análise aplicados no campo.
Crítica digital da literatura: Esta linha compreende estudos dedicados à crítica literária em meio digital, a qual implica em diferenças significativas no sistema crítico da literatura, passando a ocupar espaços como as redes sociais e gerando distintas posições críticas por elas mediadas, como no caso dos booktubers e bookstagrammers.
Literatura e novas mídias: Esta linha compreende estudos sobre experimentos literários envolvendo diferentes instanciações de mídias digitais, como as redes sociais, a hipermídia, o hipertexto, a realidade virtual e aumentada, os games, os geradores de texto, as animações, as artes visuais digitais, os memes, as fanfics, as webcomics, os NFTs etc.
Arquivamento e preservação da literatura digital: Esta linha compreende estudos sobre procedimentos de arquivamento e preservação da literatura digital, incluindo trabalhos de análise/criação/manutenção de arquivos e bancos de dados, bem como iniciativas de resistência à obsolescência das obras digitais, como documentação, transcodificação, emulação etc.
Leitura em ambientes/dispositivos digitais: Esta linha compreende estudos sobre as novas formas de leitura em ambientes (como plataformas de redes sociais, fóruns, games etc.) e em dispositivos digitais (como computadores, tablets, celulares etc.), atentando para práticas individuais e coletivas de criação de sentido.
Ensino da literatura digital: Esta linha compreende estudos sobre aplicações da literatura digital em instituições de Educação Básica e de Ensino Superior, abrangendo questões de ensino-aprendizagem, curricularização, formação de leitores, letramento literário digital e literatura digital para crianças e jovens.
Literatura digital, identidades e tecnocapitalismo: Esta linha compreende estudos acerca das relações entre a literatura digital e as políticas socioeconômicas de desenvolvimento tecnológico, copyright, hacktivismo e identidade no contexto do capitalismo tardio.
Projetos de pesquisa em andamento
Aplicativos de literatura-serviço: experiência e comportamento do usuário infantil (Coord.: Cassia Cordeiro Furtado)
Antologia crítica da literatura digital brasileira (Rejane Cristina Rocha)
As artes digitais e a inteligência artificial: pesquisa e desenvolvimento de interfaces artísticas (Coord.: Pablo Alexandre Gobira de Souza Ricardo)
Comunidades experimentais, poéticas digitais e a relação humano-máquina (Coord.: Amanda Rafaela Gomes Martins)
Corpo, Movimento e Tecnologia (Coord.: Olga Valeska Soares Coelho)
Criação, alimentação e pesquisa em um banco de dados de historiografia literária maranhense: o portal Maranhão (Coord.: Emanoel Cesar Pires de Assis)
Cultura Popular e o Cânone Literário: O fenômeno da Jane Austen Fan Fiction (Coord. Maria Clara Pivato Biajoli)
Design, Literatura e Tecnologia ? materialidades do texto em suportes diverso (Coord. Andréa Catropa da SIlva)
Dicionário de personagens – Guimarães Rosa (Coord. Verônica Ribas Cúrcio)
Experimentos literários e suas consequências ontológicas (Coord.: Otávio Guimarães Tavares)
Formando leitores digitais na escola: desafios e saberes na experiência docente com a leitura guiada da multimodalidade de obras literárias digitais no contexto de pesquisa do GRETEL (Coord.: Giselly Lima de Moraes)
Imagem livre: produção, edição, armazenamento e distribuição (Coord.: Wagner Jose Moreira)
Instacomics – quadrinhos e redes sociais em diálogo (Coord.: Maiara Alvim de Almeida)
Leitura literária digital por crianças pequenas – análise da relevância dos recursos semióticos para a construção do sentido (Coord.: Mônica Daisy Vieira Araújo)
Literatura e meio digital (Coord.: Alckmar Luiz dos Santos)
Literatura e séries de streaming: diálogos (Coord.: Paulo Roberto Barreto Caetano)
Literatura, interartes, Intermídia: vizinhanças (Coord.: Maria Elisa Rodrigues Moreira)
Literaturas e interfaces: cultura digital e estudos de edição na Amazônia (Coord.: Ingrid Lara de Araújo Utzig)
Livros prováveis, leituras possíveis: cartografias visuais da experiência do ler em ambiente digital (Coord.: Carina Luisa Ochi Flexor)
Memória e preservação editorial: literatura digital para crianças e jovens (Coord.: Aline Frederico)
O jogo do texto: a formação do leitor-escritor de inglês como língua adicional (Coord.: Fabiane Lazzaris)
Poesia eletrônica latino-americana em Flash: textualidades de hibridização e diferença (Coord.: Vinícius Carvalho Pereira)
Poesia, tecnologia e Intermídia (coord.: Flaviano Maciel Vieira)
Poética eletrônica e as relações estabelecidas pelas tecnologias AI (Coord.: Luiz Antonio Garcia Diniz)
Poéticas da contemporaneidade: novas questões teóricas e práticas de mídia, de suporte e de interface da literatura com outras artes e outros sistemas semióticos (Coord.: Márcio Roberto do Prado)
Poéticas digitais e analógicas: procedimentos estéticos e textuais na poesia brasileira e portuguesa contemporâneas (Coord.: Rogério Barbosa da Silva)
Tecnoartepoesia: teoria, história, antologias, livro e “site” (Coord. Jorge Luiz Antonio)