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Histórico

O Grupo de Trabalho (GT) de Linguagem e Tecnologias da ANPOLL foi criado em 2010, sob a liderança da Professora Vera Menezes (UFMG) e do Professor Júlio Araújo (UFC), como frente de reflexão sobre a interface entre linguagem, tecnologia e práticas sociodiscursivas, com ênfase em práticas educacionais. A ideia do GT começara a ser cultivada em 1998, por pesquisadores integrantes do então GT “Linguística Aplicada” da ANPOLL com experiênica nos campos de Ensino de Línguas Auxiliado por Computador e Letramento Digital. Com o passar dos anos, o GT foi capaz de manter seu foco central na interface linguagem-tecnologias e aprofundar os diálogos já em andamento sobre CALL e Letramentos Digitais, ao mesmo tempo em que diversificou seu repertório de temas, metodologias e problemas por meio de pesquisas sobre, por exemplo, ativismo em mídias sociais, gamificação, fake news, ética das TIC, jogos digitais não educacionais, memes e remixes, entre outras. A cada biênio, a vinculação de novos membros se constituiu em torno de planos de trabalho de pesquisa coletivos, sendo o primeiro desses projetos um estado da arte das pesquisas em linguagens e tecnologias no campo aplicado dos estudos da linguagem, o qual até hoje é usado como referência por mestrandos e doutorandos da área de Linguística e Literatura. Ao longo dos anos, o GT, como todo, ou em parte, produziu coletâneas nacionais e internacionais, como “New Literacies, New Agencies”, Editora Peter Lang, de 2013 e “Redes Sociais e ensino de línguas: o que temos a aprender?”, Parábola Editorial,2015, além do números especiais ou dossiês em periódicos qualificados, como o número sobre Gamificação da revista Linguagem & Ensino, de 2019, e o número “Linguagens e tecnologia: ideias e debates sobre apropriação tecnológica na escola contemporânea” do periódico Linguagem em Foco, em 2020. Em anos recentes, sobretudo no período da pandemia de COVID-10, o GT prosseguiu com o trabalho tanto presencialmente como em modo remoto, trabalhando sobre as temáticas “práticas (des)virtuais de linguagem e tecnologias” (2021-2023) e, atualmente, “Inteligência Artificial e linguagem” (2024-2025).