Skip to content Skip to footer

Perguntas Frequentes

Conforme o artigo 1º, do Estatuto da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística, a ANPOLL se constitui como “uma associação civil, sem fins lucrativos e sem caráter político partidário, que congrega programas de pós-graduação ‘stricto sensu’ e de pesquisa em Letras e Linguística sediados no Brasil”. A ANPOLL não se qualifica como uma simples empresa “prestadora de serviços”, mas como uma entidade representativa da Pós-graduação em Linguística e Literatura no Brasil, com reconhecimento e parcerias de associações nacionais e internacionais. Os programas a ela filiados têm como ganho imediato o fato de se integrarem a um grupo de outros programas de pós-graduação para discussões de políticas públicas para a pesquisa em Letras e Linguística, ocasionando, com isso, uma melhoria significativa na produção do conhecimento e na interlocução com a sociedade.

Em 2022, a ANPOLL completou 38 anos de atuação como entidade representativa dos Programas de Pós-graduação em Letras e Linguística, ou seja, sua principal finalidade é representar politicamente os programas. Assim, somente programas de pós-graduação vinculadas a instituições de ensino e pesquisa (públicas e/ou privadas) podem se filiar à ANPOLL. 

A Resolução 01/2013 (disponível no link: https://anpoll.org.br/portal-novo/wp-content/uploads/2013/05/Resolucao-N-01-13.pdf) contém todas as explicações sobre os procedimentos que os Programas de Pós-graduação devem adotar para se filiarem à ANPOLL, bem como a descrição de como ocorre o processo de avaliação das novas candidaturas. Resumidamente, podemos explicar que o Programa interessado deverá encaminhar e-mail para a secretaria da ANPOLL, até o dia 15 de maio de cada ano, com as seguintes informações, as quais devem ser dispostas em um arquivo assinado pelo solicitante: a) identificação do curso ou programa, endereço, telefone e e-mail; b) nomes do coordenador e do vice-coordenador, com endereço completo e respectivos e-mails; e c) data de aprovação do programa pela CAPES. A solicitação será encaminhada pela presidência da ANPOLL a um membro do Conselho Deliberativo, que irá emitir um parecer a respeito do pedido. Esse parecer será compartilhado com o proponente e passará em Assembleia Geral para aprovação.

A Resolução 01/1998 (disponível no link: http://anpoll.org.br/portal-novo/wp-content/uploads/2012/10/Anpoll-Resolucao-01-1998.pdf) possui as explicações sobre os procedimentos que os professores devem adotar para criar um novo GT da ANPOLL, bem como a descrição de como ocorre o processo de avaliação da solicitação. Inicialmente, o professor interessado deve enviar para o e-mail da secretaria um requerimento e um plano de trabalho a ser desenvolvido pelo futuro GT em um período de dois anos. Essa documentação é encaminhada pela presidência da ANPOLL a um membro do Conselho Deliberativo, que irá emitir um parecer a respeito. O parecer emitido será compartilhado com o proponente e submetido à aprovação em Assembleia Geral. O prazo máximo para as solicitações de criação de novos GTs é até 15 de março de cada ano.

A ANPOLL promove anualmente o Encontro Nacional da ANPOLL (ENANPOLL), evento de caráter acadêmico-científico, que tem como finalidade discutir e aprimorar a política de pós-graduação e pesquisa na área de Linguística e Literatura no país. Embora seja realizado anualmente, o ENANPOLL possui especificidades, de acordo com o público a que se destina, organizando-se, em anos alternados, em um Encontro Intermediário e em um Congresso Internacional.

O Encontro Intermediário é destinado a reunir os coordenadores de Programas de Pós-graduação filiados e os coordenadores dos Grupos de Trabalho (GTs) que integram a Associação. Seu objetivo é promover reflexão acerca das demandas para a área, tanto com vistas à consolidação dos Programas de Pós como no que concerne à atuação dos GTs. O Encontro Intermediário também consiste em um evento preparatório para o Congresso Internacional, a ser realizado no ano seguinte, destinado, por sua vez, a reunir coordenadores de Programas de Pós, coordenadores de GTs e seus membros, e tem as seguintes metas: – refletir politicamente acerca das demandas para a área, com foco nos processos de consolidação dos Programas de Pós; – contribuir para o fortalecimento da área, por meio da criação de espaço para debate científico e promoção às pesquisas em curso nos GTs; – fomentar os trabalhos da Associação para o próximo biênio.

Até 2020, nos anos pares, ocorriam os encontros intermediários, enquanto nos anos ímpares, o congresso. Por decorrência da pandemia de COVID019, no entanto, não houve ENANPOLL no ano de 2021. O 36º ENANPOLL – Encontro Intermediário – foi realizado no outubro de 2022, e o 37º ENANPOLL está agendado para outubro de 2023.

O ENANPOLL é um pouco diferente dos outros congressos, pois é o momento que os Grupos de Trabalho (GTs) possuem para apresentar tudo que produziram nos últimos dois anos. Atualmente, a ANPOLL possui 55 GTs e, portanto, o evento terá 55 salas com apresentações orais e/ou painéis concomitantes nos três dias de evento. Cada GT possui suas próprias regras: alguns determinam que somente os integrantes do GT apresentem trabalhos; outros aceitam apenas a participação de professores doutores; outros ainda aceitam alunos tanto da pós-graduação como da graduação (geralmente em apresentações de trabalho em coautoria com os orientadores). Os pesquisadores que desejam participar do ENANPOLL precisam ser membros de um dos Grupos de Trabalho, seguindo as regras vigentes em cada um deles. Conheça os GTs da ANPOLL acessando: https://anpoll.org.br/2022/grupos-de-trabalhos/

Se você ainda não é membro de nenhum Grupo de Trabalho, recomendamos que conheça o trabalho de cada GT, clicando em: http://anpoll.org.br/grupos-de-trabalhos/ . Verifique em qual deles melhor se enquadra a sua linha de trabalho e envie e-mail para o coordenador, perguntando sobre o processo de filiação a esse grupo.

Não, não pode. Segundo o estatuto da ANPOLL, cada pesquisador pode participar de apenas um Grupo de Trabalho. Estatuto disponível em: http://anpoll.org.br/2022/wp-content/uploads/2022/04/EstatutoRegistradoANPOLL-14_04_2021-1.pdf

A ANPOLL promove a cada dois anos o prêmio melhor tese e dissertação com o objetivo de reconhecer a qualidade e excelência da produção de conhecimento na área. O prêmio sempre segue a área de conhecimento a qual pertence a Diretoria vigente: Prêmio Antonio Candido de Teses e Dissertações, para a área de Literatura; e Prêmio Luiz Antonio Marcuschi de Teses e Dissertações, para a área de Linguística. Em 2023, como a Diretoria é da área da Linguística, o prêmio contemplará apenas essa área e será destinado somente aos programas associados à ANPOLL. Quando iniciadas as inscrições, cada Programa de Pós poderá participar enviando a indicação de um candidato de cada categoria (um trabalho de tese e um de dissertação). 

A notícia completa deve ser encaminhada para o endereço anpollmkt@gmail.com. Acesse também os canais de comunicação nas redes sociais: instagram.com/anpolloficial e facebook.com/anpolloficial.

Como a ANPOLL se constitui como “uma associação civil, sem fins lucrativos e sem caráter político partidário, que congrega programas de pós-graduação ‘stricto sensu’ e de pesquisa em Letras e Linguística sediados no Brasil”, são apenas os Programas de Pós-graduação que pagam as anuidades.

O valores das anuidades são fixados em Assembleias Gerais da Associação. Em 2019 foi feita uma estimativa de custos e se fixou o valor de R$ 1.600,00. É este o valor que permanece vigente. A Ata da 34a Assembleia Geral da ANPOLL está disponível em: https://anpoll.org.br/anpoll2019/wp-content/uploads/2020/10/34a-Assembleia-Geral-da-ANPOLL-%E2%80%93-28-06-2019.pdf

Para tratar de anuidades em atraso, o coordenador de PPG deverá entrar em contato com a Secretaria Administrativa da ANPOLL pelo e-mail anpoll.sec@gmail.com

Sim, a ANPOLL é responsável pela edição da Revista da ANPOLL, que tem contribuído para a melhoria da produção acadêmica na área. Mais informações estão disponíveis em: https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista

O e-mail da secretaria é  anpoll.sec@gmail.com. O atendimento é feito exclusivamente por e-mail.

Inscreva-se em nossa Newsletter e fique por dentro das notícias da Anpoll

the Kick-ass Multipurpose WordPress Theme

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.